Olá, Pessoal!

Hoje venho trazer pra vocês, um pouco sobre o que é a Drenagem Linfática Manual, seu mecanismo e benefícios. Afinal, ela é amplamente usada na área da fisioterapia, seja para pós operatórios, insuficiência venosa e na estética. Esse tema rende bastante comentários e com certeza vocês o verão  aqui por mais vezes!

Foto ilustrativa.
Antes de mais nada, vale a pena lembrar que a drenagem linfática manual tem sido vendida por profissionais como uma técnica para queima de gordura. Essa informação é totalmente errônea. A DLM é uma técnica de massagem com objetivo de estimular e regularizar o sistema linfático. Ela ativa os gânglios e reduz a retenção de líquidos (podendo assim, reduzir medidas).
Trata-se de uma massagem lenta, superficial e rítmica, para direcionar a linfa e líquidos intersticiais para os linfonodos.
A linfa é um líquido contido dentro de vasos linfáticos e que só circula no sentido periferia-coração. Assim, a linfa surge em vários pontos do corpo e se dirige ao coração onde se mistura ao sangue, passando a fazer parte dele. 
O sistema linfático é uma rede complexa de orgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. Sua principal função é drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos do corpo.
 A drenagem linfática favorece o aumento de captação dessa linfa, melhorando ainda mais a diminuição de retenção de líquidos e de edemas.
A impulsão linfática pode ocorrer devido a contrações musculares, movimentos passivos, pulsação das artérias, compressão externa dos tecidos, gravidade, respiração, dentre outros.

Alguns efeitos da drenagem linfática manual:

- Diminuição da retenção de líquidos
- Diminuição de Edemas
- Relaxamento
- Acelera a eliminação de dejetos celulares e teciduais
- Melhora a defesa imunológica
- Aumenta a oxigenação de tecidos

Ao aplicar a técnica, os profissionais devem manter um ritmo constante dos movimentos realizados, velocidade lenta, pois o sistema linfático não atua de modo rápido, ou seja, fazer movimentos rápidos tornará a drenagem ineficaz; Além de manter uma pressão entre 30-40 mmHg
Os movimentos deverão ser sempre de proximal para distal (tomando como base os linfonodos que foram estimulados previamente. Por ex: Axilares direito)

As manobras podem ser feitas em ondas, deslizamento, bracelete (para grandes áreas) ou em S (para áreas onde há fibrose).

Indicações:

- Fibro edema gelóide ( celulite )
- Retenção de líquidos
- Menopausa
- Linfedemas
- Pré e pós cirurgias plásticas
-Gestações
- Relaxamento
- Edemas
- Queimaduras
- Enxerto 
- Hematomas e equimoses
- Acne
-Olheiras
- Tratamento de rejuvenescimento facial
- Varizes

Contra Indicações:

- Trombose venosa profunda
- Imflamações
-Tuberculose
- Cardiopatias
-Insuficiência renal
- Estado Febril
- Neoplasias
- Erisipela
- Eczema Agudo
- Hipertireoidismo
- Hipertensão não controlada

É importante lembrar sempre de aferir a pressão arterial do paciente antes de realizar o procedimento, pois este não poderá ser realizado se o paciente estiver com a pressão elevada.

Para quem se interessar mais pelo assunto: Livros -  Drenagem Linfática Global (Godoy) e Drenagem Linfática, Teoria e Prática (Leduc).

obs: Existem cursos específicos de capacitação e formação em métodos de drenagem linfática, que capacitam ainda mais os profissionais.

Uma verdadeira drenagem linfática não causa dor nem hematomas.
(Pode parecer óbvio, mas já vi loucuras nessa internet).
Por hoje é só pessoal!

Abraços,
Sara Neves.

Um Comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!