Olá, Pessoal! Volteeeei!

Fazia um tempinho que a gente não conversava sobre cosmetologia, não é mesmo? Então hoje resolvi falar sobre essa substancia maravilhosa, a vitamina C, quem além de ingerida, pode ser usada topicamente na pele por meio dos dermocosméticos. 
A Vitamina C pura é o antioxidante mais conhecido e utilizado no meio científico, por sua eficácia. Por não ser sintetizada no nosso próprio organismo, ela necessita ser ingerida por meio de frutas e complexos vitamínicos, pois, quando há carência desta vitamina, o nosso corpo trata de "tirar" a vitamina C da pele, para suprir outras necessidades fisiológicas. É a partir daí, que surgem os dermocosméticos a base de vitamina C, para que nossa pele não sofra as consequências de uma má alimentação. Além disso, vale lembrar que é sempre bom aliar a vitamina C tópica, à uma alimentação rica em vitaminas.


Estudos científicos já demonstram que a vitamina C está envolvida na estimulação à síntese de colágeno, uma das principais fibras de sustentação da nossa pele. O mecanismo, apesar de ainda não muito esclarecido, sugere que algumas enzimas envolvidas no processo de síntese de colágeno, necessitam da vitamina C para atuarem em sua forma plena.

AÇÃO ANTIOXIDANTE
Em termos de dermocosméticos tópicos, a vitamina C é o antioxidante mais poderoso depois do ácido retinóico, combatendo os radicais livres e melhorando as defesas da pele por meio do fortalecimento da imunidade das células cutâneas. Além disso, por sua fortíssima ação hidratante, tem a capacidade de aumentar o tônus do rosto. Esses benefícios associados colaboram para uma pele mais jovem e saudável.

AÇÃO CLAREADORA
A vitamina C pode ser uma ótima coadjuvante nos tratamentos estéticos de clareamento facial, por inibir uma das etapas de síntese de pigmento (melanócitos), promovendo um leve efeito clareador da pele.

OBS: A vitamina C é um composto extremamente frágil, que ao menor contato com o ar, se oxida e tem suas propriedades alteradas. Devido a isto, o estilo das embalagens dos produtos de vitamina c tópica, dizem muito sobre a qualidade do uso. As embalagens mais indicadas são aquelas do tipo "pump" (que se aperta, evitando contato com o ar). Mas vale lembrar que os outros tipos de embalagem podem ser úteis também, desde que em sua fórmula contenham compostos que preservem as propriedades da vitamina C. Hoje, com a inovação tecnológica, praticamente tudo é possível.

Então é isso pessoal, para quem tem a oportunidade de trabalhar na área, é sempre bom ter a Vitamina C tópica no seu arsenal de dermocosméticos. E para quem procura por tratamentos de prevenção aos sinais do envelhecimento, clareamento de pele e hidratação, é uma ótima opção! Procure um profissional.

Beijos pessoal, até o próximo post!

Sara Neves.

Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!