Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje nós voltamos ao tema cosmetologia para falar um pouco das argilas. A argiloterapia, também conhecida como geoterapia é o uso de recursos minerais para promover efeitos terapêuticos.
A prática do uso de argilas remete à Grécia Antiga, quando Hipócrates, pai da medicina, já descrevia sua utilização em práticas medicinais. Os antigos Egípcios também relataram o uso de argilas em máscaras nos banhos da tão consagrada Cleópatra (ta explicado o porquê dela ter conquistado os dois homens mais poderosos da época? haha).
As argilas provém das rochas, que são constituídas de material orgânico que após muitos anos em decomposição, são extraídas e trituradas até se tornarem pó.
Todas as argilas possuem uma composição geológica em comum: Quartzo, feldspato e mica. Os componentes químicos que serão adicionados a sua composição, determinarão sua colocação e indicação,. como veremos mais adiante.


O efeito terapêutico das argilas não se justifica somente pelos componentes químicos que a elas são adicionados. Elas possuem um poder energético, propriedade terapêutica muito importante. Isso se justifica devido ao fato de que os minerais que as argilas contém, possuem energias iônicas devido à presença de elétrons livres e energias radiônicas.
Estudos já demonstraram que o barro é capaz de emitir luz ultravioleta, o que prova que ele é capaz de estocar e transferir energia.
Sendo assim, as argilas funcionam como doadoras e receptoras de energia. Vamos conhecer alguns tipos?

Argila Branca


A argila branca é a que contém o maior percentual de  alumínio e silício, apresentando um PH bastante próximo ao da pele. Possui propriedades clareadoras e reguladoras da oleosidade da pele, sendo ideais para peles com manchas e com acne. Também mantém a hidratação da pele. Sua indicação é voltada para peles mistas à oleosas.

Argila Preta


Também conhecida como "Lama Vulcânica", previne o envelhecimento precoce da pele, ativa a circulação, favorecendo a oxigenação e nutrição dos tecidos e é ideal para eliminar toxinas e radicais livres. Também aumenta a produção de colágeno, aumentando o tônus da pele. É ideal para peles maduras ou desvitalizadas.

Argila Verde


Talvez uma das mais conhecidas, a Argila Verde possui forte ação anti inflamatória e PH neutro, sendo altamente benéfica para peles acneicas. Além disso, age pela desintoxicação e regulação das glândulas sebáceas, possuindo importante ação adstringente. Também possui ação bactericida e cicatrizante. Ideal para peles oleosas. No corpo, pode ser utilizada para protocolos DETOX.

Argila Vermelha


Por possuir alto teor de óxido de ferro e cobre, as argilas vermelhas intensificam a renovação celular e elasticidade da pele, sendo indispensáveis no tratamento anti-idade. Além disso, sua ação anti estresse faz com que ela se torne ideal para peles sensíveis. No corpo, ela possui ação redutora de medidas.

Argila Rosa


Uma mistura das argilas branca e vermelha, a Argila Rosa também é voltada para tipos cutâneos mais sensíveis. Possui ação antisséptica, cicatrizante e suavizante.

Considerações gerais sobre as argilas:

  • Podem ser utilizadas com água quente ou fria
  • Ao utilizar argilas com ação calmante e secativa, deve-se utilizar água fria para potencializar sua ação vasoconstrictora
  • Pode-se utilizar a argila com água quente quando o objetivo é ativar o metabolismo (protocolos detox).
  • Nos tratamentos capilares com argila, deve-se acrescentar um pouco de shampoo para facilitar sua retirada
  • A argila deve ser retirada após sua secagem, pois perde seu efeito terapêutico
  • A argila deve ser guardada em embalagens de vidro, cerâmica ou madeira e ser mantida em local seco
  • Não se deve utilizar metais para manipular as argilas
  • Não deve ser reutilizada

 Bom pessoal, é isso! Espero que vocês tenham gostado da postagem! Até a próxima!


REFERÊNCIA:
*Cosmetologia: Descomplicando os princípios ativos - Rosaline Kelly Gomes, Marlene Gabriel Damazio

Sara Neves


Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!