Oi Pessoal, tudo bem com vocês?

Durante as minhas últimas semanas de atendimento, tenho tido bastante contato com pele acneica (se você não me acompanha no instagram, segue @blogfisioestetica que estou sempre postando dicas e meu dia a dia de atendimentos), e o que eu tenho observado é que, frequentemente, a pele com acne não é bem assistida pelos profissionais.
Me deparei com muitos casos onde as pessoas não tinham mais esperanças de se ver livre da acne e o pior: pessoas que estavam submersas em estratégias de tratamento totalmente ineficazes.
Foi pensando nisto, que eu resolvi fazer esta postagem, para que possamos entender quais os pilares dessa patologia e de que forma podemos atuar em cada um deles.


A acne é uma patologia muito comum na adolescência, chegando a afetar de 75-98% dos jovens, nos mais variados graus. Apesar disso, esta patologia tem conseguido afetar números consideráveis de adultos, chegando a afetar 40% dos Homens e 54% das Mulheres.
Apesar da produção de sebo do nosso corpo ser regulada geneticamente, estudos recentes nos apontam que a manifestação clínica da doença está muito relacionada à fatores ambientais, ou seja, exposição externa do indivíduo a outros fatores.
A acne é resultante da junção de 3 fatores: Hiperqueratose, Hipersoborréia e a presença de Propionibacterium acnes.


A junção desses 3 fatores leva a um quadro inflamatório que pode evoluir para um quadro infeccioso.
O P. Acnes é um microorganismo presente na superfície da pele humana. Por ser anaeróbico, não encontra condições de se proliferar normalmente, em condições fisiológicas. Quando há a hiperqueratose e hiperseborréia na pele, o folículo sebáceo pode ser ocluído, proporcionando condições necessárias para que esse microorganismo se prolifere.
Peles hiperqueratinizadas e hiperseborréicas podem se dar devido à alterações hormonais. Além disso, as pessoas tendem a não hidratar as peles oleosas. Com isso, a pele se sente "agredida" por não estar em condições necessárias de hidratação, e tende a produzir mais sebo.
Então, primeiro ponto: Peles oleosas necessitam de hidratação.
Nós, profissionais da área da estética, conseguimos abordar muito bem a chamada "Acne Suave". A partir do momento que temos a instalação do quadro infeccioso estabelecida, precisamos atuar juntamente com o médico, por necessitar de medicações mais específicas, sejam elas tópicas ou orais.
Então, vamos lá:

Acne Suave - Comedões, pápulas, pústulas
Acne Moderada - Comedões, pápulas, pústulas e nódulos
Acne Severa - Comedões, pápulas, pústulas, nódulos e cistos

Sendo assim, trouxe hoje alguns ativos que podem ser utilizados por nós nas abordagens de tratamento da acne, e de que modo cada um deles estará atuando. Claro que existem muitos outros, trouxe aqui os mais utilizados:

Ácido Azeláico - Queratolítico, Anti inflamatório e Anti microbiano
Alfa Hidroxiácidos e Beta Hidroxiácidos - Queratolíticos
Alantoína - Anti inflamatório
Bisabolol - Anti Inflamatório
Nicotinamida - Anti Inflamatório
Óleo de Melaleuca - Anti Microbiano
Vitamina E - Anti Inflamatório
Esfoliação Física - Queratolítico

O que eu tenho observado, é o uso excessivo de ácidos como estratégia de tratamento da acne. Essa terapêutica torna-se ineficaz, uma vez que os AHA's e BHA's são apenas queratolíticos, atuando apenas em um dos pilares do triangulo da fisiopatologia da doença.
Dessa forma, precisamos criar abordagens que incluam agentes queratolíticos, anti inflamatórios e anti microbianos. Aliado à isso, devemos sempre lembrar de manter a pele hidratada, com hidratantes oil free, específicos para a pele oleosa e acneica.
O uso do aparelho de alta frequência também é um grande aliado, por ser bactericida.
Pacientes que estejam fazendo uso de antibióticos com prescrição médica, também podem ser assistidos por nós, de forma conjunta e multiprofissional e o contato com o médico é essencial.

Bom gente, espero ter ajudado, de alguma forma. Deixo uma indicação de leitura, que é a referência que utilizei para a postagem: Livro Pele: Do nascimento à maturidade da Dra. Maria Inês Harris.

Até a próxima,

Sara Neves.

 



Deixe um comentário

Olá, obrigada por comentar! Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!